Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música – Amplificar

Algumas questões sobre a significação musical e suas implicações para o ensino da música

Resumo

Este trabalho propõe uma discussão sobre a questão da significação musical como ponto de partida para uma reflexão sobre a educação musical. Partindo de concepções polarizadas sobre o tema, vai se aproximando de autores que propõem uma visão mais integradora, até chegar à abordagem dialética dos sistemas simbólicos de Mikhail Bakhtin, cujo pensamento permite pensar a questão de maneira bastante abrangente. Toda essa discussão é trazida, então, para o campo da educação musical, dando-se ênfase à necessidade de considerar, nos processos educativos, os vários modos de relação significativa que os indivíduos estabelecem com a música e, portanto, as várias portas de entrada para o conhecimento musical.

Some aspects about musical signification and its implications on the teaching of music

This work proposes a discussion regarding the aspects of the musical signification as a bottom line to a reflection on musical education. Starting off from polarized conceptions about the theme, it converges to authors who propose a more integrative vision, culminating at a dialetic approach of the symbolic systems of Mikhail Bakhtin, whose ideas allow a rather broad interpretation of the topic. All this discussion is then brought to the field of musical education, giving emphasis to the necessity of considerating, in educative processes, the various ways of significative relationship that individuals establish towards music and hence the various forms in which to access the musical knowledge.

Algunas cuestiones sobre el significado musical y sus implicaciones para el proceso de enseñanza de la de música

El presente trabajo propone una discusión sobre la cuestión de significado musical siendo un punto de partida para una reflexión sobre la educación musical. Partiendo de concepciones polarizadas, sobre el tema propuesto, se va aproximando de autores que proponen una visión más integradora, hasta llegar al abordaje dialéctico de los sistemas simbólicos propuesto por Mikhail Bakhtin, cuyo pensamiento permite pensar la cuestión de una forma bastante amplia. Toda esa discusión es traída para el campo de la educación musical, dando un énfasis a la necesidad de considerar, en los procesos educativos, varios modos de relación significativa que los individuos establecen con la música y, por tanto, las diferentes puertas de entrada para la adquisición de conocimiento musical.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.