Acrescentando algumas reflexões sobre meu livro “Diálogo com cartas” – Amplificar

Acrescentando algumas reflexões sobre meu livro “Diálogo com cartas”

Resumo

O livro “Diálogo com cartas” reúne e comenta 112 cartas escritas para mim por 10 renomados compositores / maestros do nosso tempo como: Stravinsky, Robert Craft, John Cage, Luciano Berio, K.Stockhausen, I Xenakis, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Lukas Foss and O.Messiaen.  Estas valiosas cartas com comentários sobre questões e eventos pertinentes representam uma documentação que resgata momentos importantes para a musicologia histórica das décadas de 1960, 1970 e 1980.  Foram escritas para mim (a maioria escritas à mão) como sendo uma amiga, pianista e compositora que dedicou muitos anos ao estudo e à performance da música contemporânea.  Eu atuei como solista sob a regência de Stravinsky, tive várias obras dedicadas a mim, e fiz a estreia mundial de muitas obras destes compositores. Meus comentários e introduções às cartas guia o leitor para uma melhor compreensão das circunstâncias em que elas foram escritas, assim como as situa no cenário da música contemporânea da época. Embora o livro seja de grande interesse para o meio musical, meu enfoque não foi musicológico, mas de um ponto de vista pessoal e portanto, objetivando uma perspectiva mais ampla.  Este artigo apresenta observações sobre o livro, seu processo de escrita e traz citações de alguns trechos relevantes.  O livro foi publicado em português e lançado pelo SESI SP, 2014, e pela Editions Honoré Champion, Paris 2015.

Few observations about my book “Dialogue with letters”

“Dialogue with letters” compiles and comments 112 letters written to me by 10 relevant composers/conductors of our times such as: Stravinsky, Robert Craft, John Cage, Luciano Berio, K.Stockhausen, I Xenakis, Eleazar de Carvalho, Claudio Santoro, Lukas Foss and O. Messiaen. These invaluable personal letters commenting pertinent questions and events represent a relevant document regaining important moments for musical history specially of the 60thies, 70thies, and 80thies.  They were written to me (mainly hand writing) as a friend, pianist and composer who has dedicated many years in the study and performance of contemporary music. I have being soloist under the baton of Stravinsky, had a number of pieces dedicated to me and   presented many world premieres of these composers. My commentaries and introduction to these letters guides the reader to a better understanding of the circumstances in which those letters were written as well as situates them in the contemporary music scene of that period. Though this book may be of great interest for the musical milieu, my approach was not of a musicologist but rather from a personal view and therefore aiming a wider perspective. This article presents observations about this book, the process of writing it and citations of few relevant segments. The book was published in Portuguese and launched by SESI SP, 2014 and in French by Editions Honoré Champion, Paris, 2015.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.