A versão de Dionisio Aguado para Gran Solo op.14, de Fernando Sor: uma revisão crítica evidente – Amplificar

A versão de Dionisio Aguado para Gran Solo op.14, de Fernando Sor: uma revisão crítica evidente

Resumo

Este texto apresenta uma análise comparativa entre a partitura de Gran Solo op. 14, de Fernando Sor, e a versão de Dionisio Aguado para a obra. O foco incide na revisão crítica balizada por princípios básicos das teorias estruturalistas de Arnold Schönberg e William Caplin. Supostamente, a versão de Aguado teria feito tão somente adições à partitura original para lhe propiciar brilho maior (virtuosismo) sem interferências maiores ou outras intenções. Mesmo com esse intuito descrito explicitamente na versão revisada por Aguado, buscamos mostrar que sua partitura traz uma nova configuração da peça com suas partes internas equilibradas em medidas e figurações de contrastes; e isso caracteriza uma revisão crítica do material.

This paper presents a comparative analysis of Fernando Sor’s Gran Solo op. 14 score and Diniosio Aguado’s version of it. It focuses on the critical revision based on elementary principles from Arnold Schönberg’s and William Caplin’s structuralism theory. Aguado’s version was supposed to only make additions to the original score, aiming at letting it more virtuosic and brilliant without making strong interferences. It is clear Aguado’s intention of not making a critical revision of the piece. But we try to show that his score brings on a new configuration of Gran Solo op. 14, in which internal elements are balanced in measures and contrasts; which are attributes that mark a critical revision.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.