A recepção ao Ensino Moderno de Piano (1933) de Antônio de Sá Pereira frente à visão conservadora e polêmica de Oscar Guanabarino – Amplificar

A recepção ao Ensino Moderno de Piano (1933) de Antônio de Sá Pereira frente à visão conservadora e polêmica de Oscar Guanabarino

Resumo

Antônio de Sá Pereira (1888-1966), pianista e pedagogo, publicou, em 1933, o tratado de técnica pianística Ensino Moderno de Piano. Apesar de todos os valiosos pareceres que mereceu receber, esta obra suscitou uma querela no meio musical carioca, no decorrer do ano de 1933. O crítico musical Oscar Guanabarino (1851-1937), temido por muitos, inclusive por sua popularidade e influência, resolveu atacar a obra e a própria figura de Sá Pereira. Sem compreender a real dimensão dos conhecimentos que o trabalho de Sá Pereira traz para o ensino pianístico, Guanabarino tenta desqualificar o Ensino Moderno de Piano em uma sucessão de artigos publicados em sua coluna semanal no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Muitos fatores contribuíram para esta atitude do crítico, mas o que escapa ao conhecimento geral é a existência de um método de piano escrito por Guanabarino – no qual estão impressas suas convicções acerca do ensino desse instrumento. O presente artigo aborda a recepção ao trabalho de Sá Pereira, ao mesmo tempo que descreve brevemente o método de piano de Guanabarino e discute as possíveis razões que alimentaram a contenda entre ambos.

The reception of Antônio de Sá Pereira’s Ensino Moderno de Piano (1933) in face of Oscar Guanabarino’s conservative and controversial vision

In 1933, pianist and pedagogue Antônio de Sá Pereira (1888-1966) published a treatise on modern piano technique entitled Ensino Moderno de Piano. Although the work has received many good reviews, it has triggered a battle in the musical milieu of Rio de Janeiro. The notorious, influential, and fearful music critic Oscar Guanabarino (1851-1937) public attacked the work and its author. Denoting intolerance and a lack of knowledge about modern piano technique, Guanabarino tried to disqualify the work in his weekly column in the Jornal do Commercio newspaper. Many factors can be enumerated in order to understand the reaction of the music critic, but an aspect that is not well known is that Guanabarino has published a piano method, himself - a work that reveals the critic’s convictions about piano teaching. This article comments on the reception of Sá Pereira’s work, briefly describes Guanabarino’s piano method, and points out some of the possible reasons for this quarrel between the two musicians.

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