A promoção dos direitos humanos do outro sob a perspectiva da ética e da alteridade: uma escuta musicoterapêutica à criança com câncer – Amplificar

A promoção dos direitos humanos do outro sob a perspectiva da ética e da alteridade: uma escuta musicoterapêutica à criança com câncer

Resumo

Apresentamos algumas contribuições da musicoterapia no resgate do direito da criança com câncer de experimentar situações próprias de um desenvolvimento infantil saudável, durante sua permanência na sala de espera hospitalar. Apesar das várias declarações internacionais de direitos humanos, a sociedade ainda está aquém de gozar de seus direitos igualmente. Alteridade, o respeito à diferença e a garantia de direitos a todos apresentam estratégias desafiadoras e as práticas e representações sociais são desenvolvidas com vistas a manter a exclusão. O ambiente hospitalar oncológico desvela circunstâncias diversas que retratam a realidade de situações de exclusão vividas pela criança com câncer fora do contexto hospitalar. A musicoterapia pode contribuir para a melhora, recuperação ou manutenção da saúde física e psicossocial da criança, valorizando o que ela traz de sua realidade para dentro do contexto musicoterapêutico hospitalar. É nesta valorização que se dá a abertura e reconhecimento do outro. É neste reconhecimento que se promove os direitos humanos deste “outro” ser criança.

The promotion of Human Rights under the perspective of ethics and otherness: a music therapeutic listening for children with cancer

We present some contributions of music therapy in the rescue of children with cancer to experience situations specific to a healthy child development, during his stay in the hospital waiting room. Despite of several International Human Rights Declarations, the society is still far to reach all rights equally. Otherness, respect for difference and rights insure to all the people present challenging strategies, and practices and social representations are developed in orders to maintain this differentiation. In a hospital cancer can be found different circumstance that make affected by cancer children experience exclusion situations in environments, outside the hospital setting. Thus, music therapy may contribute to the improvement, restoration or maintenance of physical and psychosocial health of children, enhancing the healthy aspects and appreciating what child brings to their reality within the music therapy context. This valorization is what gives the opening and recognition of someone else, favoring the expression of the uniqueness of each person. It is this recognition that promotes human rights in this "other ", and in this particular case, of child being.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.