A preparação do repertório de piano de estudantes fundamentada nos modelos de conhecimento musical – Amplificar

A preparação do repertório de piano de estudantes fundamentada nos modelos de conhecimento musical

Resumo

O presente artigo discute o fenômeno do conhecimento musical envolvido na preparação do repertório pianístico sob a óptica das tipologias contidas nos modelos de Davidson e Scripp (1992), de Swanwick (1994) e de Elliott (1995). A preparação do repertório foi investigada através de um estudo longitudinal em corte transversal, com três estudantes de piano em diferentes etapas da formação acadêmica: um estudante de inicio de curso, um de meio de curso e um estudante em final de curso (formando). Os dados foram coletados a partir de quatro técnicas: (i) entrevista semi-estruturada, (ii) entrevista nãoestruturada; (iii) observação de vídeo das performances e (iv) a entrevista por estimulação de recordação. Considerando os três modelos, pode-se argumentar que eles favoreceram reflexões singulares da experiência e do conhecimento musical. Nesse sentido argumento que a tomada de consciência desses modelos pode enriquecer a perspectiva do educador sobre os processos de aprendizagem frente à sistematização do conhecimento musical dos estudantes em formação.

Students’ piano repertoire preparation grounded on models of musical knowledge

The present article discusses the phenomenon of musical knowledge implied in the piano repertoire preparation according to the typologies comprised in David and Scripp ́s (1992), Swanwick ́s (1994) and Elliott ́s (1995) models. Repertoire preparation was investigated through a longitudinal study with cross-sectional analysis with undergraduate students at different academic levels: the first, fifth and eighth semesters. Data were collected through four techniques: (i) semi-structured interview, (ii) non-structured interview, (iii) video observation of the performance; and (iv) recall-stimulated interview. Taking into account the three models, one can argue that they favor unique reflections on the musical experience and knowledge. Thus, being aware about these models may enrich teacher ́s perspective on the learning processes regarding the systematization of students ́ musical knowledge.

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