A percepção de emoções básicas comunicadas sob a óptica da Teoria da Valência Contrastante – Amplificar

A percepção de emoções básicas comunicadas sob a óptica da Teoria da Valência Contrastante

Resumo

O efeito da ordem do estímulo na comunicação de emoções básicas—Raiva, Calma, Alegria, Tristeza e Medo (Hesitante)—explicitamente expressas em Ponteios de Camargo Guarnieri (nos. 2, 26, 32, 36 e 38, respectivamente) foi investigado à luz da Teoria da Valência Contrastante, de Huron. A amostra envolveu estudantes de curso de teoria e percepção musical em nível de extensão (N = 59) e estudantes de música universitários (graduação e pós-graduação) (N = 77). O método empregado foi o auto-relato por escolha forçada. Os dados foram coletados em questionários fechados ao longo de oito sessões com a performance ao vivo de trechos escolhidos dos referidos Ponteios. A reprodutibilidade da performance foi avaliada por tratamento de análise numérica, comparando as curvas referentes a cada performance em termo de erro relativo e média da raiz do erro quadrático. Os presentes resultados demonstram que a ordem dos estímulos tende a influenciar a comunicação da emoção, uma vez que existem expectativas por atmosferas e emoções distintas daquelas recém-escutadas e atribuídas.

The perception of basic emotions communicated from the perspective of the Contrastive Valence Theory

The effect of the stimulus order in the communication of basic emotions-Anger, Calmness, Happiness, Sadness and Fear (Hesitation)fexplicitly expressed in the Ponteios from Camargo Guarnieri (no. 2, 26, 32, 36 and 38, respectively) was investigated from the perspective of Huron's Contrasti ve Valence Theory. The sample was composed of music theory and perception students at university extension level (N = 59) and undergraduate and graduate Music students (N = 77). The employed method was forced-choice. Data were collected in closed questionnaires during eight live performance sessions of extracts chosen from the above mentioned Ponteios. The reproducibility of the performance was evaluated by numerical analysis, comparing the curves regarding each performance in terms of relative and squared mean error. The present results have shown that the order of stimulus tend to influence the communication of the emotion, since there are expectative for distinct atmosphere and emotion from those recently listened and assigned.

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