A obra de Elomar Figueira Mello: contexto e estilo além do popular e do erudito – Amplificar

A obra de Elomar Figueira Mello: contexto e estilo além do popular e do erudito

Resumo

Discussão sobre os processos composicionais na obra de Elomar Figueira Mello, considerada neste artigo em duas vertentes: a regionalista e popular (presente no seu cancioneiro) e a erudita (representada principalmente por suas óperas), que integram estilos diversos como a cantoria nordestina, o estilo flamenco, a seresta, o tango, o hinário cristão e a música erudita tradicional. Essa integração produz contextos harmônicos com mesclas de modalismo e tonalismo, assim como um fraseado complexo derivado principalmente do uso do dialeto regional no sul da Bahia. O estilo de Elomar revela alguns dos “elos perdidos” na formação da música brasileira através de sua admirável hibridação de estilos e técnicas diversas.

Elomar Figueira Mello’s music: context and style beyond popular and classical

Discussion about the compositional processes in the work of Elomar Figueira Mello, here considered in two ways: regionalist and popular (as found in his cancioneiro) and classical (represented mainly by his operas). His work integrates several styles such as the “cantoria nordestina” (Brazilian northeastern way of singing), the flamenco style, the “seresta”, the “tango”, Christian anthems e and the classical music. This integration produces harmonic contexts with blends of modalism and tonalism and complex phrase forms derived mainly from the regional dialects from the south of Bahia. The style of Elomar reveals some of the “lost links” in the Brazilian music formation through the admirable hybridism of several styles and technics.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.