A notação original da música polifônica renascentista e suas relações com as práticas interpretativas atuais – Amplificar

A notação original da música polifônica renascentista e suas relações com as práticas interpretativas atuais

Resumo

A música vocal do Renascimento foi escrita em notação mensural branca, um sistema que difere da notação moderna em diversos aspectos, particularmente no que diz respeito às relações entre os valores das figuras musicais. Neste trabalho, apresentamos alguns exemplos escritos em notação mensural com o objetivo de observar a estrutura deste sistema e examinar as limitações dos processos de transcrição para a notação atual. Devido à escassez de bibliografia em português sobre o assunto, apresentamos uma exposição teórica onde relacionamos informações de tratados do século XVI com a literatura musicológica mais recente, abordando tópicos como andamento, fraseado, acentuação e mudanças métricas. Finalmente, diante da recente possibilidade de se obterem documentos originais através da internet, advogamos que o contato dos intérpretes com as fontes primárias da Renascença pode revelar uma frutífera conexão entre musicologia e performance.

The Original Notation of Renaissance Polyphonic Music and its Relationships with Current Performance Practice

Renaissance vocal music was written in white mensural notation, a system that differs from modern notation in several aspects, particularly regarding the metrical relationships among note values. In this article, we present some examples written in mensural notation in order to observe the structure of this system and to examine the limitations of the processes of transcription to modern notation. Due to the lack of bibliography in Portuguese on this subject, we present a theoretical exposition where we relate information from 16th century treatises to more recent musicological literature, approaching topics like tempo, phrasing, accentuation and metric changes. Finally, in view of the recent possibility of obtaining original documents online, we advocate that the contact of perfomers with the primary sources of the Renaissance may reveal a fruitful connection between musicology and performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.