A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura – Amplificar

A música e a pessoa com deficiência: uma revisão narrativa da literatura

Resumo

O objetivo do estudo foi revisar a literatura disponível relativa aos termos “música” e “deficiência”, visando conhecer a influência da música no processo de inclusão da pessoa com deficiência e a perspectiva do educador para a utilização de recursos musicais. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica no período entre outubro de 2013 e abril de 2015 nas bases de dados SciELO, Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, por meio dos descritores: “música” e “deficiência”. Os estudos encontrados indicam que a música contribui significativamente no desenvolvimento da pessoa com deficiência, favorecendo o processo de inclusão. Ainda que esta seja a percepção dos educadores, a formação acadêmica desses profissionais resulta insuficiente para trabalhar a educação musical com pessoas com deficiência.

Music and the disabled person: a narrative review of the literature

The objective of this study was to review the literature concerning the terms "music" and "disability", aiming at the influence of music in the process of inclusion of people with disabilities and the educator perspective for the use of musical resources. For this was a literature survey conducted between October 2013 and April 2015 in the databases SciELO, CAPES Journal Portal and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations by means of descriptors "music" and "disability". The studies found indicate that music significantly contributes to the development of people with disabilities by promoting the inclusion process. Whilst this is the perception of educators, academic training of these professionals is insufficient to work music education with people with disabilities.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.