A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais – Amplificar

A internet em desenvolvimento: vivências digitais e interações síncronas no ensino a distância de instrumentos musicais

Resumo

Este artigo discute consequências e possibilidades de desenvolvimentos recentes da internet para a educação musical. A ampliação das conexões de banda larga, aumentando a qualidade da transmissão de dados digitais, facilitou dois fenômenos observados no texto: o acesso imediato a arquivos de áudio e vídeo, por meio de redes sociais e sistemas de compartilhamento online; e o uso de videoconferências em aulas de música, particularmente para o ensino de instrumentos musicais. Ambos podem contribuir em processos de ensino e aprendizagem da música, como ferramentas didáticas ou formas de interação entre educadores e seus alunos. Nesse contexto, acompanhar as vivências digitais das gerações mais jovens e aproveitar recursos da internet como Skype, Facebook e YouTube torna-se um desafio constante, assim como um caminho para novas práticas educacionais na área da música.

This article discusses consequences and possibilities of the recent Internet developments for music education. The widening of the broadband connections, increasing the quality of transmission of digital data, has facilitated two phenomena that are observed in the text: the immediate access to audio and video files, through social media and online sharing systems; and the use of videoconferencing in music classes, particularly for the teaching of musical instruments. Both can contribute for processes of music teaching and learning, as teaching tools or ways for educators and theirs students to interact. Within this context, to follow the digital experiences of the younger generations and to use Internet resources as Skype, Facebook and YouTube turns into a constant challenge, as well as a path for new educational practices in the music field.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.