A influência da Musicoterapia no tratamento de crianças com paralisia cerebral – um relato de experiência – Amplificar

A influência da Musicoterapia no tratamento de crianças com paralisia cerebral – um relato de experiência

Resumo

A Paralisia Cerebral é uma patologia que acomete milhares de indivíduos no mundo inteiro e diversas formas de tratamento são estudados visando o melhor desenvolvimento dessas crianças. A Musicoterapia surge como uma dessas modalidades de tratamento, pois se trata de uma forma de expressão que desperta interesse nas crianças agindo no Sistema Nervoso Central trazendo benefícios sistêmicos, diminuindo a ansiedade, a dor e melhorando sua interação com o fisioterapeuta. Este estudo refere-se a um relato de experiência clínica após tratamento fisioterapêutico desenvolvido pelos alunos do último ano do curso de Graduação em Fisioterapia das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira associado à musicoterapia, realizado em duas crianças portadoras de paralisia cerebral após 13 sessões. Os ritmos e as classes musicais utilizadas como recurso auxiliar foram selecionados pelo fisioterapeuta docente e supervisor. Pode-se observar neste estudo que a musicoterapia facilitou a interação e participação das crianças ao tratamento facilitando a reabilitação neurológica.

The influence of Music Therapy in the treatment of children with cerebral palsy - an experience report

Cerebral palsy is a condition that affects thousands of individuals worldwide and various forms of treatment are studied aiming the best development of these children. Music therapy emerges as one of these treatment modalities, because it is a form of expression that arouses interest in children acting in the central nervous system bringing systemic benefits, reducing anxiety, pain and improving their interaction with the physiotherapist. This study refers to a report of clinical experience after physical therapy, developed by students of the final year of Undergraduate Physiotherapy Integrated Colleges Ribeira Valley associated with music therapy, performed in two children with cerebral palsy after 13 sessions. The rhythms and musical classes used as an aid were selected by the physiotherapist and teacher supervisor. It can be observed in this study that music therapy facilitated interaction and participation of children to treatment facilitating neurological rehabilitation.

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