A formação do professor de música e sua atuação com alunos idosos: que saberes são necessários? – Amplificar

A formação do professor de música e sua atuação com alunos idosos: que saberes são necessários?

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa cujo objetivo foi investigar os saberes que norteiam a formação e a atuação de professores de música que atendem alunos idosos. A pesquisa teve como apoio os trabalhos de Tardif (2002), Gauthier et al. (1998) e Charlot (2000). A metodologia empregou um survey de pequeno porte, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário autoadministrado, com questões fechadas e abertas. Participaram da pesquisa 38 professores atuantes no ensino da música em escolas específicas em Brasília. Neste artigo são abordados, na ótica dos professores, os saberes necessários para se atuar profissionalmente com essa faixa etária, tendo emergido em maior número os saberes relacionais como: ouvir o idoso, exercitar a tolerância, acreditar na capacidade do idoso, respeitar seus limites, elevar sua autoestima e, sobretudo, saber exercer a paciência.

This paper presents the results of research whose objective was investigate bases that guide the teacher education and performance of music teachers serving elderly students. The research adopted the work of Tardif (2002), Gauthier et al. (1998) e Charlot (2000). The methodology used was a small scale survey that had as its instrument of data collection a self-administered questionnaire composed of closed and open questions. In the study participated 38 teachers engaged in music teaching in specifics schools in Brasilia-DF. This article examines, from the perspective of teachers, the teacher knowledge bases needed to work professionally with this age group. The knowledge that emerged in greater numbers were the relacional knowledge as: knowing to listen the to the elderly, exercising tolerance, believing in the ability of the elderly, respecting their limits, raising their self-esteem and, above all, learning to exercise patience.

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