A audiação em músicos profissionais: um estudo de caso – Amplificar

A audiação em músicos profissionais: um estudo de caso

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso a respeito da relevância da leitura cantada e das práticas de “audiação notacional” (Gordon, 2000) na vida do músico profissional. Foram realizadas entrevistas com seis músicos profissionais no intuito de identificar suas experiências nessa área no decorrer da sua formação e vida profissional. Os dados coletados foram analisados a partir da perspectiva de análise de conteúdo de Bardin (2008), acrescidos de uma exposição final pautada no discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre (2005). Constatou-se que a leitura cantada tem papel primordial na construção dos processos de “audiação”, afora a necessidade de se ressaltar permanentemente o ensino das competências musicais auditivas em uma formação musical integral na qual se torna realidade a capacidade de refletir e agregar valores musicais a uma crescente consciência de si mesmo.

This article presents the results of a case study regarding the importance of sight-singing and the practice of notational audiation (Gordon, 2000) in the life of professional musicians. Interviews were conducted with six professional musicians in order to identify their experiences in this area during the course of their training and professional life. Data were analyzed from the perspective of the content analysis by Bardin (2008), added by a final exposure under the perspective of the collective subject discourse by Lefevre and Lefevre (2005). It was found that sight-singing has a leading role in the construction of audiation processes, apart from the need to constantly emphasize the teaching of aural skill in a comprehensive formation where the ability to reflect and add musical values to a growing awareness of himself becomes reality.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.