A Sonata n. 10 para Piano de Almeida Prado: relações intertextuais e composicionais entre a obra e o poema As Rosas de Rainer Rilke – Amplificar

A Sonata n. 10 para Piano de Almeida Prado: relações intertextuais e composicionais entre a obra e o poema As Rosas de Rainer Rilke

Resumo

O presente trabalho busca através da análise da Sonata n. 10 para piano de Almeida Prado estabelecer uma relação entre os procedimentos composicionais empregados na obra e a epígrafe proposta pelo compositor, o poema As Rosas de Rainer Rilke. Paralelamente, busca apontar para outras obras do repertório pianístico estabelecendo uma rede intertextual. A partir dos dados obtidos na análise almeja-se estabelecer, através de relações analógicas, as situações que apontem para intertextualidade inerente da obra. Conclui-se que o compositor efetivamente traduziu, através de sua compreensão e pessoal associação simbólica, o roteiro previsto no poema de Rilke.

The Sonata n. 10 for Piano by Almeida Prado: intertextual relationships between the work and Rainer Rilke's poem The Roses

This paper attempts to establish through the analysis of Almeida Prado's tenth Piano Sonata a relationship between the compositional techniques employed in the work and the epigraph offered by the composer, Rainer Rilke's poem The Roses. Also it aims to point out intertextual relations with other main works of the pianistic repertoire. With the objective data that emerged from the analysis of the Sonata we tried to establish through analogical relationships situations that point to the inherent intertextuality of the work. We concluded that the composer was successful in translating the script of the poem through his understanding and personal symbolic association.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.