A Imperatriz Leopoldina e a música: uma análise do documento “Note des Morceaux de Musique” do Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis e considerações históricas – Amplificar

A Imperatriz Leopoldina e a música: uma análise do documento “Note des Morceaux de Musique” do Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis e considerações históricas

Resumo

O presente artigo apresenta considerações históricas sobre a vida musical da imperatriz Leopoldina no Brasil através da sua biografia e da análise de um documento histórico nunca antes estudado: Note des Morceaux de Musique, encontrado no Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis. A arquiduquesa austríaca pertencia à Casa de Habsburgo-Lorena. Dona de uma educação primorosa e inserida em uma das cortes mais luxuosas e culturalmente ativas da Europa, convivia com os mais célebres músicos do seu tempo “ouvindo música de Haydn e Beethoven” (PRANTNER, 1997:159). Em favor de uma aliança política, casa-se com o herdeiro do trono português, o infante D. Pedro, e transfere residência para o Brasil, cuja corte nada tinha de glamourosa se comparada à do Velho Mundo. A arquiduquesa, extremamente culta para o novo local a que pertencia, faria da prática musical um dos esteios a minimizar a defasagem cultural da sociedade carioca, usando a música como um veículo de comunicação eficiente entre seus pares. Procedemos a uma transcrição e tradução do conteúdo do documento Note des Morceaux de Musique e identificamos a maior parte dos compositores e obras através de comparações entre diferentes dicionários e enciclopédias musicais. Em seguida passamos ao levantamento do Estado da Arte através das biografias de Leopoldina, visando os aspectos musicais. Acreditamos que a análise do documento e biografia, possam favorecer o entendimento sobre a relação da imperatriz Leopoldina com a música, a partir daquelas que teriam sido as possíveis práticas musicais escolhidas por ela em terras brasileiras.

The Empress Leopoldina and music: an analysis of the document "Notes Morceaux de Musique" from the File Imperial Historical Museum of Petrópolis and historical considerations

This article aims to make historical considerations on the musical life of Empress Leopoldina in Brazil through his biography and analysis of a historic and unprecedented document, never before studied: Note des Morceaux de Musique, found in the Museum of Historical Archives Imperial Petrópolis. The Austrian Archduchess belonged to the House of Habsburg-Lorraine. Owner of a refined education and living in one of the most luxurious and active cultural courts of Europe coexisted with the most famous musicians of her time "listening to music Haydn and Beethoven" (PRANTNER, 1997:159). In favor of a political alliance, marries and moves residence to Brazil, whose court was hardly glamorous compared to the Old World. The Archduchess, extremely cultured to the new location to which he belonged would use the musical practice to minimize the cultural gap of Rio society, using music as an effective communication vehicle among its peers. We proceed to a transcription and translation of the content of Note des Morceaux de Musique and identify most of the composers and works through comparisons between dictionaries and encyclopedias musical. After we passed the lifting of the state of the art through the Leopoldina biographies, targeting the musical aspects. The analysis of the content of the musical list and biographies can help to understand the relationship of the Empress Leopoldina and music, with those that would be possible musical practices chosen by her in Brazilian lands.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.