A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte – Amplificar

A Afetividade na Comunicação Radiofónica: do processo de produção de rádio à intimidade da relação locutor/ouvinte

Resumo

Neste artigo pretende-se realizar uma abordagem semiótica do processo de produção de rádio, sobretudo na perspetiva do produtor, e na relação de empatia que estabelece com quem o ouve. Igualmente, procurar-se-á refletir sobre de que forma a própria natureza do processo de produção de rádio, na intimidade e na solidão de um estúdio isolado do mundo que o rodeia, poderá influenciar a natureza discursiva da narrativa radiofónica. Assim, poderá este sentimento de intimidade inerente ao processo de produção gerar uma sensação de “auto-intimidade” no radialista, dentro do mundo tão seu que é o estúdio de rádio? Estas e outras questões serão alvo de análise teórica e serão ainda referidos alguns exemplos concretos, pertencentes ao panorama radiofónico português.

Conducting a semiotic approach on the radio production process is the aim of this article, specially on the producer’s outview and the empathic relationship established with the audience. A reflexion on how the radio production process’ nature - an intimate and lonely studio, isolated from the world around - may be influenced by the discursive nature of radio narratives will also take place. Moreover, may this intimacy feeling, inherent to the production process, generate a “self-intimacy” feeling in the radio presenter, inside a private world such as the radio studio? This and other topics will be reviewed and concrete examples regarding the Portuguese radio panorama will be overlooked.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.