Artigo em periódico, a tempo, 2014

A (não) preservação do repente em Ceilândia - DF

Por: Gruwer Iuri Maciel Nascimento
Palavras-chave: Repente, Diáspora, Identidade, Improviso
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A atividade do cantador é envolta em propostas composicionais de improviso, na hora, de-repente. Cuja temática dependerá da modalidade escolhida, do assunto indicado e, especificamente, do cantador, através da presteza cognitiva. Arte oriunda do nordeste do Brasil, em contexto sertanejo, alcançou a cidade de Ceilândia, no Distrito Federal, proveniente de um decurso diaspórico. Sendo o repente resultado da junção de música e poesia, constituído de palavra cantada e improvisada, alcançou inserção na Casa do Cantador em uma região administrativa do DF, próximo à capital federal, Brasília, por ser o local com mais residentes nordestinos. Neste artigo, cuja metodologia aplicada foi a pesquisa básica, levantamento bibliográfico, etnografia observatória não-participante e estudo de campo, dedicou-se analisar o repente e sua inserção em um ambiente externo ao original, em contexto Brasil, que se propõe existir, mesmo diante de inconstâncias musicais culturais existentes atualmente.

The activity of the singer is swathed in proposals for compositional improvisation, at the time, de-suddenly. Whose subject will depend on the modality chosen, the subject indicated and specifically the singer, through cognitive readiness. Art originating from northeaster Brazil in backcountry context, reached the city of Ceilândia, the Federal District, from a diasporic course. Being suddenly merge output of music and poetry, consisting of improvised and sung word reached insertion in the House of Warbling in an administrative region of the DF near the federal capital, Brasília, for being the site over Northeaster residents. In this article, whose methodology was applied basic research, bibliographic, non-participant observatory ethnography and field study, analyze dedicated himself suddenly and insert it into an external environment to the original context in Brazil, which is proposed to exist, even in the face of currently existing cultural musical inconsistencies.

Categoriaa tempo
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IdiomaPortuguês
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TipoArtigo em periódico
CódigoATEMPO2014N5A4
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