“Pedro Pedreiro”, “Bye Bye Brasil”, “Pelas Tabelas”: rumo ao colapso do tempo histórico – Amplificar

“Pedro Pedreiro”, “Bye Bye Brasil”, “Pelas Tabelas”: rumo ao colapso do tempo histórico

Resumo

A questão do tempo histórico no cancioneiro de Chico Buarque de Hollanda não é algo novo. Desde as suas primeiras composições essa problemática foi abordada, ainda que sob diferentes pontos de vista. Nesse artigo, buscarei somar o assunto a duas diretrizes que, de certo modo, estão relacionadas: o processo de modernização à brasileira e o fim da perspectiva de entoar o país do futuro. Para tanto, o texto divide-se em duas partes. Primeiro, demonstro como a obra de Chico Buarque perpassada pela melancolia radical vincula-se à perda da imagem do país do futuro e, em segundo, analiso como esse “futuro” se concretizou. O primeiro ponto sintetiza-se em várias canções do início da carreira de Chico, porém, a questão será aqui considerada por meio da análise sócio-histórica de “Pedro Pedreiro” (1965) que materializa o declínio das utopias à esquerda. Para sintetizar as consequências desse declínio, já no contexto da redemocratização, me deterei em “Bye Bye Brasil” (1979) e “Pelas Tabelas” (1984). Saliento que “Pedro Pedreiro” servirá como uma espécie de introdução ao principal motivo do texto: o diagnóstico do tempo preso em si mesmo no capitalismo tardio, em conjunto com as transformações do processo de modernização à brasileira.

“Pedro Pedreiro”, “Bye Bye Brasil”, “Pelas Tabelas”: towards the collapse of historical time

The issue of historical time in the repertoire of Chico Buarque de Hollanda is not new. In this article I seek to add this subject to two guidelines that, in a sense, are related: the process of Brazilian conservative modernization and the end of the prospect of singing the country’s future. Therefore, the paper is divided into two parts. First, I demonstrate how Chico Buarque ́s songs are permeated by the radical melancholy linked to the loss of future country’s image. Second, I analyze how this “future” was materialized. The first point can be summed up in several songs from the beginning of Chico's career. However, I will consider the socio-historical analysis of “Pedro Pedreiro” (1965) which comprises the decline of the left ́s utopias. To summarize the consequences of this decline, into the context of democratization, I will analyze “Bye Bye Brazil” (1979) and “Pelas Tabelas” (1984). I would like to underline that “Pedro Pedreiro” song will be as a sort of introduction to the main subject of the paper: the time diagnosis ́s stuck in the late capitalism, together with changes in the modernization of the Brazilian process.

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