“Ou Isto ou Aquilo”: a Composição na Educação Musical para Crianças
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este artigo focaliza a aprendizagem criativa na educação musical, refletindo teoricamente sobre um projeto de composição desenvolvido em uma Oficina de Música para crianças. Neste trabalho, a poesia de Cecília Meireles foi o eixo condutor para a elaboração de poemas musicados. Considerando os espaços de criação enquanto meios que possibilitam o desenvolvimento das capacidades criativas e humanas, o referencial teórico focaliza o processo de composição colaborativa e a possibilidade de convergência de contextos sociais e culturais. Os resultados revelam o engajamento das crianças na produção das composições e as aprendizagens significativas construídas no processo de tomada de decisões musicais. Como fazemos? “Ou isto ou aquilo”?
Composition With Poems in Music Education for Children
This article focuses on creative learning in music education, reflecting theoretically on a project of composition conducted in a music workshop for children. The work focused on the musicalization of poems by Cecília Meireles. Considering spaces for creation as environments that allow the development of creative and human capacities, the theoretical reference focuses on the collaborative composition process and the opportunity for a convergence of social and cultural contexts. The results reveal children’s engagement in the production of compositions and the significant learning constructed in the process of taking musical decisions. How do we do it?
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.