Artigo em periódico, Claves, 2013

"Musica Espectral"; "Gérard Grisey, uma nova gramatologia provinda do fenômeno sonoro"

Por: Hugues Dufourt, Fabien Lévy, Charles de Paiva Santana (trad.), Didier Jean Georges Guigue (trad.)
Palavras-chave: Espectralismo, Serialismo, Sonoridade, Tecnologia musical, Estética, Estruturalismo, Poética composicional

tradução do artigo: DUFOURT, Hugues. "Música Espectral".

Neste texto o autor discute a influência que a revolução tecnológica exerceu sobre o pensamento musical no séc. XX, desembocando em movimentos estéticos que trabalham diretamente com as dimensões internas da sonoridade. O autor confronta sistematicamente esta música, que ele chama de “espectral”, com aquela a que esta se opõe e que a precede: a música serial.

tradução do artigo: LÉVY, Fabien. "Gérard Grisey, uma nova gramatologia provinda do fenômeno sonoro".

No presente artigo o autor apresenta o contexto sociopolítico e cultural do qual surgiu a música espectral francesa e outros movimentos estéticos contemporâneos que se voltaram para o fenômeno sonoro e/ou buscaram “matizar” a combinatória do serialismo integral. O autor prossegue diferenciando a música espectral, especialmente a de Grisey, destas outras correntes estéticas. A partir dos conceitos deste compositor sobre tempo, processo e objeto sonoro, o autor propõe como desafio aos compositores e teóricos contemporâneos uma nova grafologia para estas novas gramáticas da composição musical.

CategoriaClaves
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoArtigo em periódico
CódigoCLAVES2013N8A6
Notificar ao Amplificar um problema sobre este texto (CLAVES2013N8A6)