Padronização no samba-enredo: Uma abordagem cognitiva – Amplificar

Padronização no samba-enredo: Uma abordagem cognitiva

Resumo

De uma maneira geral, quando estudos de música popular abordam a padronização em um gênero de música popular, é quase obrigatória a referência aos escritos de Theodor Adorno, que apontava para a interdependência entre o processo de composição de standards de jazz e o modo de produção da indústria cultural. Apesar da relevância dos apontamentos feitos pelo pensador alemão, trabalhos importantes no campo da cognição musical têm procurado estudar as similaridades em obras de um mesmo repertório tendo como foco o os processos cognitivos envolvidos na criação e recepção musical. O presente trabalho visa, portanto, abordar o samba-enredo produzido pelas escolas de samba do Rio de Janeiro a partir dessa visão, que pode se revelar frutífera para os estudos de música popular.

Patterning in samba-enredo: A cognitive view

In a general way, when popular music studies discuss the phenomenon of patterning (or standardization) in a genre of popular music, it is still remarkable the influence of the writings of Theodor Adorno, who showed the interdependence between the writing process of jazz standards and the mode of production of cultural industry. Despite the relevance of the concepts suggested by the German philosopher, important works in the field of musical cognition have investigated the cognitive processes involved in composition and reception of musical works with similar traits. This work, therefore, aims to study the samba-enredo produced by samba schools of Rio de Janeiro from this perspective, which can be fruitful for popular music studies.

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