O maestro de banda brasileiro: suas contribuições para o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão – Amplificar

O maestro de banda brasileiro: suas contribuições para o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percussão

Resumo

O presente trabalho busca destacar a contribuição do mestre de banda para o desenvolvimento do ensino coletivo de instrumentos musicais. Baseando-se em minha dissertação de mestrado cujo título é O maestro de banda brasileiro e sua formação: um caminho entre a banda de música e a academia, esta resumida reflexão proporcionará subsídios teóricos e práticos para a implementação curricular para a formação de músicos e de bandas pelas escolas regulares. Destacamos a importância do mestre de banda como principal formador de instrumentistas de sopro e percussão no cenário musical brasileiro, tendo em vista a abrangência de sua atuação que transita ora pelo campo do ensino, ora pelo campo da performance. Aspectos como a origem da função do mestre de banda, perfis tradicionais e modernos de sua atuação, sua relevância para o ensino coletivo por conhecer efetivamente todos os instrumentos da banda, assim como uma breve análise do maestro enquanto educador também serão discutidos neste trabalho.

The Conductor of the Brazilian Band: their Contributions to the Collective Teaching of Wind and Percussion Instruments

This study aims to highlight the band master's contribution to the development of collective learning musical instruments. Based on my dissertation whose title is the Brazilian band conductor and his education: a path between the band and the gym, this brief reflection will provide theoretical and practical subsidies for curriculum implementation for the training of musicians and bands at the regular schools. We underline the importance of the band master as the main trainer of wind and percussion instrumentalists in the Brazilian music scene, given the scope of its operations transiting either the teaching field, now the field of performance. Aspects such as the origin of the band master role, traditional and modern profile of its operations, its relevance to the collective teaching by effectively meet all band instruments as well as a brief analysis of the teacher as an educator will also be discussed in this paper.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.