O ensino não-formal na educação musical e a sua contribuição na manutenção do quadro discente universitário no Rio de Janeiro – Amplificar

O ensino não-formal na educação musical e a sua contribuição na manutenção do quadro discente universitário no Rio de Janeiro

Resumo

A pesquisa de mestrado em andamento, realizada no PPGM - UFRJ, na linha de pesquisa Música, Educação e Pensamento, através deste artigo propõe uma análise de como o ensino não-formal desenvolvido nos projetos sociais de educação musical tem se desenvolvido, qual a sua contribuição na formação básica dos alunos de música e como esta formação tem servido de suporte ao ensino acadêmico desenvolvido nas universidades. A pesquisa pretende investigar as estratégias e alternativas encontradas pelos principais projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro e a sua contribuição na manutenção do quadro discente universitário. A pesquisa na qual se embasa este artigo, tem como referencial teórico os conceitos de: (a) Musicalidade Abrangente (WILLOUGHBY, 1990); e (b) Aprendizagem Significativa (AUSUBEL, 2000) e busca relacionar a prática musical de ensino não-formal desenvolvida pelos projetos sociais de educação musical no Estado do Rio de Janeiro, identificando os caminhos adotados pelos educadores na escolha de suas propostas metodológicas e a sua influência no perfil dos alunos que ingressam atualmente nas universidades do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa tem como base a abordagem qualitativa e como referencial metodológico, a fenomenologia. A população pesquisada conta com alunos que freqüentaram projetos sociais de educação musical nos últimos dez anos e que posteriormente ingressaram nas universidades UFRJ, UNIRIO, CBM e UBM2.

Non-formal Education in Musical Education and its Contribution in the Framework of Maintenance University Student in Rio de Janeiro

The master's research in progress, held in PPGM - UFRJ, in the line of research Music, Education and Thought, through this article proposes an analysis of how the non-formal education developed in social projects of music education has developed, which its contribution to the basic training of music students and how this training has served to support academic teaching developed in universities. The research aims to investigate the strategies and alternatives found by the major social projects of musical education in the state of Rio de Janeiro and its contribution to the maintenance of university student table. The research on which this article is based are, has the theoretical concepts of: (a) Comprehensive Musicianship (WILLOUGHBY, 1990); and (b) Significant Learning (Ausubel, 2000) and seeks to relate to non-formal educational musical practice developed by social projects of musical education in the state of Rio de Janeiro, identifying the paths taken by teachers in choosing their methodological proposals and its influence on the profile of students who currently enroll in state universities of Rio de Janeiro. The research methodology is based on the qualitative approach and the methodological framework, phenomenology. The research population includes students who attended social projects of musical education in the last ten years and later joined the UFRJ universities, UNIRIO, CBM and UBM.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.