O ensino coletivo de música no distrito de Ponta da Serra - Crato - CE: experiências pedagógicas em ensino coletivo de violão
O ensino coletivo de música no distrito de Ponta da Serra - Crato - CE: experiências pedagógicas em ensino coletivo de violão
Comunicação oral, Conf. Internacional de Ed. Musical de Sobral, 2013

O ensino coletivo de música no distrito de Ponta da Serra - Crato - CE: experiências pedagógicas em ensino coletivo de violão

Por: Francisco Assis da Luz Oliveira, Geneilson Lino da Silva
Palavras-chave: Educação musical, Ensino coletivo, Violão
Seguir para o texto completo

Atenção: o link acima encaminha para um arquivo que também contém outros textos e, por isso, pode haver demora em carregá-lo. Ao clicar no link, o arquivo já será carregado na página correta.

As discussões a respeito dos processos de ensino baseado no trabalho coletivo tem sido uma forma de aprofundar a reflexão que por vezes carece de estudos aprofundados. Este trabalho traz a ampliação das questões motivadoras que incrementam a discussão do ensino coletivo de instrumentos. Este estudo contribui para a reflexão da nossa prática docente na condição de condutores deste processo pedagógico no distrito de Ponta da Serra, ao mesmo tempo em que levanta questões, tipo: Como ocorre o processo de ensino aprendizagem dentro da prática de ensino coletivo de violão no distrito de Ponta da Serra? Que aspectos motivam os alunos a participarem das aulas? De que forma o ensino coletivo pode contribuir para o desenvolvimento técnico e social dos participantes? Este trabalho de natureza qualitativa tem por objetivo refletir sobre as experiências de educação musical que ocorrem por meio do ensino coletivo de violão no distrito de Ponta da Serra – Crato, Ce, utilizando as abordagens caracterizadas como estudo de caso, ação-participante e relato de experiência. O ambiente de ensino coletivo de violão pode contribuir para inúmeros fatores, entre eles, o desenvolvimento técnico do instrumento, o despertar do sentimento de coletividade, a cooperação, e elevar a autoestima dos participantes promovendo uma socialização entre amigos, parentes e comunidade em torno do grupo através de recitais.

The collective teaching of Music Education in the district of Ponta da Serra - Crato - CE: Experiences pedagogical collective teaching guitar

The discussions of the teaching processes based on collective work has been a way to deepen the reflection that sometimes lacks depth studies. This paper presents the extension of the motivating issues that increase the collective discussion of teaching instruments. This study contributes to the reflection of our teaching practice provided drivers of this educational process in the district of Ponta da Serra, while it raises questions like: How does the learning process within the practice of teaching guitar in collective district of Ponta da Serra? Aspects that motivate students to attend school? How education can contribute to the collective technical and social development of participants? This qualitative study aims to reflect on the musical education experiences that occur through collective learning guitar in the district of Ponta da Serra - Crato, Ce, using approaches characterized as a case study, participant action and reporting experiment. The learning environment collective guitar can contribute to numerous factors, including the technical development of the instrument, the awakening of the sense of community, cooperation, and raise self-esteem of participants promoting socialization among friends, relatives and community around group through recitals.

CategoriaConf. Internacional de Ed. Musical de Sobral
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
Link (info)Link indireto
TipoComunicação oral
CódigoCIEMS2013C32
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (CIEMS2013C32)