O canto orfeônico na instrução pública do Espírito Santo (1928-1930): vestígios de histórias não contadas – Amplificar

O canto orfeônico na instrução pública do Espírito Santo (1928-1930): vestígios de histórias não contadas

Resumo

Refere-se a uma pesquisa de caráter histórico que investiga a oferta do ensino musical nas escolas públicas do Estado do Espírito Santo, entre 1843 e 1930. O estudo tem como referencial metodológico o paradigma Indiciário de Carlos Ginzburg (1989). Nesse texto apresentaremos dados levantados sobre o projeto Orpheões Escolares (práticas musicais através do canto coral que se pautavam pedagogicamente no Méthodo Analítico). A inciativa foi desenvolvida entre os anos de 1928 e 1930, sob a coordenação do paulista Carlos A. Gomes Cardim.

The Orpheonic Singing in Public Instruction of the Espírito Santo (1928-1930): traces of untold stories

It refers to a historical research study investigating the provision of music education in public education the state of Espirito Santo, between the years 1843 and 1930. The study is methodological reference the Evidential Paradigm of Carlo Ginzburg (1989 ). In this text we will expose a cut of the data already collected for the Orpheões School musical education project. This action is pedagogically - guided in Analytical Methodo and was developed between the years 1928 and 1930 under the coordination of Carlos Alberto Gomes Cardim.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.