O bebê e a música : sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal
Dissertação de Mestrado, UFRJ, 2013

O bebê e a música : sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal

Por: Maíra dos Santos Jaber
Palavras-chave: Bebês, Estimulação musical, Cognição musical

Pesquisa exploratória de abordagem predominantemente qualitativa que trata sobre a estimulação musical do indivíduo, do período pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal. Com base na revisão da literatura científica, o estudo deseja fornecer argumentos que ajudem a esclarecer perspectivas da atividade cognitiva do bebê em sua experiência com o som e a música, e possam revelar os efeitos da estimulação musical orientada, durante os primeiros 24 meses após o nascimento. Foi possível concluir que mais do que preparar o indivíduo para a sua atividade musical futura, um simples programa de estimulação musical, desde os primeiros meses de vida, pode levá-lo a extrair da experiência musical recursos cognitivos que poderá empregar em todos os campos de sua vida prática e intelectual. O objetivo geral deste estudo é, pois, investigar o modo como o estímulo sonoro-musical é percebido e estruturado pelo bebê, do período intrauterino ao segundo ano de vida pós-natal, representando assim a fundamentação necessária para o desenvolvimento de um futuro programa de estimulação musical para bebês.

Exploratory research with qualitative approach that deals with the subject’s musical stimulation, from the prenatal period to the second year of postnatal life. Based on a review of scientific literature, the study aims to provide arguments that help clarifying perspectives of baby’s cognitive activity on his experience with sound and music, and reveals the effects of musical stimulation targeted during the first 24 months after birth. It was concluded that more than prepare the individual for his future musical activity, a simple musical stimulation program, in the first months of life, may lead the baby to extract cognitive resources from the musical experience, that may be employed in all fields of their practical and intellectual life. The aim of this study is to investigate how the music stimulus is perceived and structured by the baby, from the intrauterine period to the second year of postnatal life, making the necessary foundation for the development of a future musical stimulation program for infants.

CategoriaUFRJ
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoDissertação de Mestrado
CódigoUFRJ2013D7
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (UFRJ2013D7)