O acompanhamento do violão de seis cordas que remete à sonoridade de violão solo
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2013

O acompanhamento do violão de seis cordas que remete à sonoridade de violão solo

Por: Marcela Rohsbacker Gonzalez
Palavras-chave: Acompanhamento, Independência dos planos sonoros, Sonoridade solista

O acompanhamento do violão popular brasileiro de seis cordas apropria-se, sobretudo, de padrões rítmicos e harmônicos pré-estabelecidos dos gêneros da música popular. Contudo, observou-se no acompanhamento de Paulo Bellinati para a música Canto de Xangô presente no álbum Afro Sambas (1997), um acompanhamento bastante diferenciado. A sonoridade apresenta-se de maneira complexa pela quantidade de elementos trabalhados no mesmo instrumento, remetendo à mesma sonoridade de um violão solo. Acredita-se através da análise do acompanhamento de Bellinati ter apontado para elementos que permitem compreender esta impressão, bem como ter demonstrado possibilidades estruturais e texturais para o enriquecimento da função do acompanhamento.

The six string guitar’s accompaniment which refers to the sound of solo guitar

The accompaniment of popular Brazilian six string guitar appropriates mainly of rhythmic and harmonic patterns of pre-established genres of popular music. However, it was observed in the accompaniment composed by Paulo Bellinati for the song Canto de Xangô, found in the album Afro Sambas (1997), an accompaniment of a particular kind. The sonority presents itself in a complex way due to the amount of elements worked in the same instrument, resembling the sonority of a solo guitar. After examining Bellinati’s accompaniment, it was possible to point out elements that allow the understanding of this impression, as well as to demonstrate structural and textural possibilities for enriching the accompaniment function.

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2013C260
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