O “tradicional” e o “contemporâneo” do Choro em Belo Horizonte: um estudo etnomusicológico por entre as rodas participativas e os palcos de apresentações dos chorões mineiros
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2017

O “tradicional” e o “contemporâneo” do Choro em Belo Horizonte: um estudo etnomusicológico por entre as rodas participativas e os palcos de apresentações dos chorões mineiros

Por: Paulo Vinícius Amado
Palavras-chave: Choro tradicional e contemporâneo, Performances participativas, Performances de apresentação, Thomas Turino

Com o intuito de investigar as ocasiões e os sentidos do uso dos qualitativos “Choro Tradicional” e “Choro Contemporâneo” – atrelados às práticas de músicos belo-horizontinos – demonstrou-se necessário, a princípio, aproximação com os conceitos de “performance participativa” e “performance apresentacional” lidos em Turino (2008): as noções deste autor servem, por ora, para descrever e distinguir alguns ambientes em atenção num campo multissituado que se delineia. O artigo trata, principalmente, da aproximação com esta perspectiva de Turino e registra também algo do delineamento de uma pesquisa de doutorado, de viés etnomusicológico, referente a alguns aspectos músico-culturais do Choro em Belo Horizonte/MG.

The "Traditional" and the "Contemporaneous" of Choro in Belo Horizonte: an ethnomusicological study between the participatory rodas and the stages of presentations of the chorões of Minas Gerais

With the intent to investigate the occasions and the meanings of the use of the qualitatives "Traditional Choro" and "Choro Contemporaneous" coupled with the practices of musicians from Belo Horizonte it was first necessary to approach the concepts of "participatory performance" and "presentation performance" read in Turino (2008): The notions of this author serve, for the moment, to describe and distinguish some environments in attention in a multi-sited field that is outlined. The article deals, principally, of the approach with this perspective of Turino and also records some of the delineation of a doctoral research, of ethnomusicological bias, referring to some music- cultural aspects of Choro in Belo Horizonte/MG.

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2017C61
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (ANPPOM2017C61)