Normas, organismos censores e a expectativa de controle institucional das práticas musicais: o 1º Índice de músicas examinadas para uso litúrgico pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra do Rio de Janeiro
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2016

Normas, organismos censores e a expectativa de controle institucional das práticas musicais: o 1º Índice de músicas examinadas para uso litúrgico pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra do Rio de Janeiro

Por: Fernando Lacerda Simões Duarte
Palavras-chave: Música litúrgica – Igreja católica, Tipo weberiano racional-legal, Comissão de música sacra, Motu proprio “Tra le Sollecitudini”, Pedro Sinzig

De 1903 a 1963 um motu proprio promulgado por Pio X regulamentou a música litúrgica católica. O presente trabalho apresenta quais compositores correspondiam às expectativas deste documento em um index redigido pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra do Rio de Janeiro e compara estes dados à prática musical revelada em acervos musicais. Os dados foram analisados a partir dos referenciais de sistemas sociais complexos e tipos weberianos de controle, apontando para uma expectativa de controle mais do que um controle estrito.

Norms, Censor Organs and the Expectation of Institutional Control of Musical Practices: First Index of Musics Examined for Liturgical Use by the Archdiocesan Commission of Sacred Music of Rio de Janeiro

From 1903 to 1963 a motu proprio promulgated by Pius X regulated the Catholic liturgical music. This paper presents what composers corresponded to the expectations of this document in an index redacted by the Archdiocesan Commission of Sacred Music of Rio de Janeiro and compares this data to the musical practice revealed in music collections. Data were analyzed from the approach of complex social systems and Weberian types of control, pointing to an expectation of control rather than a strict control.

CategoriaCongresso da ANPPOM
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IdiomaPortuguês
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TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2016C201
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