Musicoterapia e educação musical no contexto hospitalar: aproximações e distanciamentos
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
A utilização da música nos hospitais é uma prática comum que possui registros históricos desde o início do século passado. Ela tem sido realizada por musicoterapeutas e recentemente por professores de música. Esse artigo tem o objetivo de refletir sobre a práxis do Musicoterapeuta e do Educador Musical no contexto hospitalar através de uma revisão de literatura, com o propósito de mostrar diferenças e semelhanças em cada uma destas atividades a partir de uma análise dos objetivos; processo; relações e participantes envolvidos; recursos, técnicas, métodos; e, população atendida.
Music therapy and music education in the hospital context: similarities and differences
The use of music in hospitals is a common practice that has historical records since the beginning of last century. This practice has been conducted by music therapists and recently by music teachers. This article aims to reflect on the music therapist’s praxis as well as on the musical educator's praxis in hospitals through a literature review in order to show differences and similarities in each of these activities from an analysis of objectives; process; relationships and participants involved; features, techniques, methods, and population.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.