Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul
Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul
Artigo em periódico, Música Hodie, 2016

Música nas escolas: uma investigação sobre a implementação nos municípios do Rio Grande do Sul

Por: Cristina Rolim Wolffenbüttel, Daniele Isabel Ertel, Daniele Isabel Ertel
Palavras-chave: Lei Federal nº 11.769/2008, Música nas escolas, Políticas públicas em educação musical

Esta pesquisa investigou a música nas escolas públicas municipais do Rio Grande do Sul. Teve como desenho metodológico a abordagem quantitativa, o método survey interseccional de grande porte e a aplicação de questionários autoadministrados como técnica de coleta dos dados. A análise de conteúdo constituiu a técnica para a análise dos dados, a partir de conceitos da educação musical balizados pela legislação educacional e pela Abordagem do Ciclo de Políticas. Como resultados constatou-se que, apesar da legislação vigente e da existência de algumas atividades musicais nas escolas, ainda persiste a luta para a efetiva implementação da educação musical no estado.

Music in Schools: a research about the Rio Grande do Sul Municipalities’ Implementation

In this research, the way in which music is taught in municipal public schools of Rio Grande do Sul was investigated. The methodological design used included a quantitative approach, an intersectional survey method at large scale, and self-administered questionnaires for collecting data. In order to analyse the data, a content analysis was performed, taking as reference concepts of music education based on education legislation and the Policy Cycle Approach. As a result, it was found that in spite of the applicable law and the existence of some music activities in schools, there is still a struggle for effectively implementing music education in the state.

Música en las Escuelas: una investigación sobre la aplicación em los municípios del Rio Grande do Sul

Mediante esta investigación se analizó la forma en que se enseña música en las escuelas públicas municipales de Rio Grande do Sul. El diseño metodológico utilizado incluyó un enfoque cuantitativo, un método de encuesta intersectorial a gran escala y cuestionarios autoadministrados como técnica de recolección de datos. Con el fin de analizar estos datos, se llevó a cabo un análisis de contenido, a partir de los conceptos de educación musical con base en la legislación educativa y el enfoque del ciclo de políticas. Como resultado se observó que a pesar de la legislación vigente y de la existencia de algunas actividades musicales en las escuelas, aún continúa la lucha para que la educación musical se implemente de manera eficaz en el estado.

CategoriaMúsica Hodie
Ano
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IdiomaPortuguês
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TipoArtigo em periódico
CódigoHODIE2016V16N1A12
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