Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia – Amplificar

Música, teatro e sociedade nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846): entre o lundu, a ária e a aleluia

Resumo

A presente tese tem por objetivo esclarecer a dramaturgia musical do comediógrafo e músico Luiz Carlos Martins Penna – noção que engloba tanto o texto teatral como sua performance. O corpus para análise é constituído por doze comédias de Martins Penna, escritas entre os anos de 1833 a 1846, subdivididas em três grupos, por nós denominados Lundu, Ária e Aleluia. O universo sonoro constituído pelo conjunto dos três grupos de comédias abrange gêneros e estilos musicais-coreográficos afro-brasileiros (batuque, fado, lundu, miudinho), do universo popular urbano transnacional (lundu, tirana, quadrilha, marcha, valsa, caxuxa, polca), das modinhas e da ópera italiana, além da música de concerto romântica e do teatro religioso ibérico. Para avaliar os significados múltiplos que as alusões musicais inseridas nos textos das comédias e as performances teatrais adquiriram, a pesquisa desvela a rede da qual faziam parte o autor, os atores, empresários teatrais, editores e o público, entre outros agentes, como as irmandades católicas de negros, a maçonaria e as instituições ligadas ao governo imperial. Utilizamos como fontes principais os textos das comédias de Martins Penna, seus folhetins escritos e publicados no Jornal do Commercio entre 1846 e 1847, além de manuscritos autógrafos, relatos de viajantes, iconografia, partituras e estudos de historiadores. A pesquisa nos periódicos oitocentistas disponibilizada pela Hemeroteca Digital Brasileira possibilitou extensa coleta de dados sobre artistas, gêneros e estilos musicais, danças e instrumentos. Relacionamos o universo sonoro (mousiké) das comédias de Martins Penna aos polos cômicos da tradição teatral Ocidental (estudo de situações e personagens) e aos polos da performance (coro e solo), contemplando a articulação entre os repertórios autorais de Martins Penna e os repertórios dos artistas brasileiros e portugueses, mistos de atores, cantores e dançarinos, que representaram suas comédias. A pesquisa problematiza a noção de autoria e revela a importância da parceria entre escritores teatrais, artistas e editores, por meio da qual as comédias de Martins Penna alcançaram a segunda metade do século XIX e a contemporaneidade.

This thesis aims to clarify the musical dramaturgy of comedy writer and musician Luiz Carlos Martins Penna – a notion that encompasses both the theatrical text and its performance. The corpus for the analysis is composed of twelve comedies by Martins Penna written between 1833 and 1846, subdivided into three groups, which we have called Lundu, Aria and Hallelujah. The sound universe made up by the three groups of comedies covers African-Brazilian genres and musical-choreographic styles (batuque, fado, lundu, miudinho), the transnational urban popular universe (lundu, tirana, quadrilha, marcha, waltz, caxuxa, polka), and modinhas and Italian opera, in addition to romantic concertos and Iberian religious theater. To evaluate the multiple meanings acquired by the musical allusions inserted into the comedy texts and theatrical performances, the research reveals the network which included the author, actors, theater owners, publishers and the public, and other agents, such as black Catholic irmandades (brotherhoods), Freemasonry and institutions linked to the imperial government. As primary sources, we used the texts of the comedies written by Martins Penna, and his serials (folhetins), published in the Jornal do Commercio between 1846 and 1847, as well as handwritten manuscripts, traveler's reports, iconography, scores, and studies of historians. The research in nineteenth-century periodicals provided by the Brazilian Digital Periodicals Library has enabled extensive data collection on artists, musical genres and styles, instruments and dances. We related the sound universe (mousiké) of the comedies of Martins Penna to the comedic poles of the Western theatrical tradition (a study of situations and characters) and the poles of performance (solo and chorus), contemplating the relationship between the repertoires written by Martins Penna and the repertoires of Brazilians and Portuguese artists, a mix of actors, singers and dancers, who performed in his comedies. The research questions the notion of authorship and reveals the importance of the partnership between theatrical writers, artists and publishers, through which the comedies of Martins Penna reached the second half of the nineteenth century and our time.

Cette thèse vise à rendre claire la dramaturgie musicale de l’auteur de comédies et musicien Luiz Carlos Martins Penna – une notion qui réunit le texte théâtral et sa performance. Le corpus d’analyse comprend douze comédies de Martins Penna, écrites entre 1833 et 1846, subdivisées en trois groupes pour nous désignés Lundu, Aria et Alléluia. L’univers sonore constitué de l'ensemble de ces trois groupes de comédies renferme quelques genres et styles musicaux et chorégraphiques afro-brésiliens (batuque, fado, lundu, miudinho), l’univers populaire urbain transnational (lundu, tirana, quadrille, marche, valse, caxuxa, polka), les modinhas et l’opéra italien, en plus de la musique romantique de concert et du théâtre religieux ibérique. Afin d’évaluer les multiples significations acquises par les allusions musicales introduites dans les textes des comédies et les représentations théâtrales, cette recherche révèle le réseau duquel ont fait partie l’auteur, les acteurs, les imprésarios, les éditeurs et le public, parmi quelques autres agents, tels que les confréries catholiques des noirs (irmandades), la franc-maçonnerie et les institutions concernant le gouvernement impérial. Nous avons utilisé comme sources principales les textes des comédies et les feuilletons rédigés par Martins Penna, et publiés dans le Jornal do Commercio entre 1846 et 1847, en plus des manuscrits autographes, des rapports des voyageurs, de l’iconographie, des partitures et des études des historiens. La recherche dans les journaux du XIXe siècle, fournis par l’hémérotèque numérique brésilienne – Hemeroteca Digital Brasileira – a permis rassembler des données détaillées sur des artistes, des genres et des styles musicaux, des danses et des instruments. Nous avons connecté l’univers sonore (mousiké) des comédies de Martins Penna aux pôles comiques de la tradition théâtrale occidentale (étude des situations et des personnages) et aux pôles de la performance (choeur et solo), avec un regard attentif sur l'articulation entre les répertoires de l’auteur Martins Penna et les répertoires des artistes brésiliens et portugais, une mélange d’acteurs, chanteurs et danseurs, qui représentaient leurs comédies. La recherche s’occupe de la notion de la création artistique et révèle l’importance du partenariat entre les dramaturges, les artistes et les éditeurs, par lequel les comédies de Martins Penna ont atteint la seconde moitié du XIXe siècle et l’actualité.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.