Memória de Trabalho e Solfejo – Amplificar

Memória de Trabalho e Solfejo

Resumo

Desde os primeiros estudos no campo da memória, as ciências cognitivas têm desenvolvido modelos capazes de ilustrar e explicar os mecanismos de armazenamento e recuperação de informações, possibilitando que certos prognósticos sejam feitos a esse respeito. Um dos construtos elaborados para relacionar os fenômenos investigados por esses modelos é a memória de trabalho, a qual consiste em um sistema consciente responsável por resolver tarefas cognitivas, sendo capaz de processar, armazenar e manipular informações por curtos períodos de tempo, estabelecendo uma interface entre informações externas e informações armazenadas anteriormente em sistemas de memória de longo prazo. A música, como área de pesquisa em ascensão, tem atraído muitos estudiosos em função de suas relações intrínsecas com os fenômenos relativos à cognição humana. Neste contexto, estudos sobre a memória tem sido frequentemente usados como ferramenta para responder a questões importantes relacionadas à prática musical. O estudo tem por objetivo comparar os modelos de memória de trabalho dos pesquisadores Baddeley e Ericsson no que diz respeito à sua aplicação como ferramenta para compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem do solfejo, como importante instrumento para o desenvolvimento do músico. A presente pesquisa é parte de um projeto de iniciação científica (PIBIC) em andamento.

Working Memory and Solfège

Since the very first studies concerning memory, the cognitive sciences have developed models that can illustrate and explain the mechanisms of storage and recall of information, so that certain prognostics can be made in regard of the mentioned phenomenon. One of the constructs created to relate the fenomena investigated by such models is the workin memory. It consists of a conscious system, accountable for resolving cognitive tasks and able to process, store and manipulate information, stablishing an interface between external information and information previously stored in long term memory systems. Music, as an expanding field of research, has drawn the attention of many researchers beacause of its intrinsic connections with the phenomena concering human cognition. In this context, memory studies have been frequently used as a tool to aswer important questions related to the musical practice. The present study intends to compare the working memory models of the researchers Baddeley and Ericsson in regard of their application as a tool to understand the cognitive processes involved in the learning of the solfège, as an important instrument for the musician's development. The present research is part of an ongoing project of scientific initiation.

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