Fundamentos para construção de coleções referenciais na música pós-tonal
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias dos textos. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Desenvolvemos uma série de considerações sobre alguns conceitos propostos por Dmitri Tymoczko (2007, 2011) para análise de obras pós-tonais que procuraram preservar um entendimento mais convencional da relação entre “escala” e “acorde”, readequados a um novo vocabulário musical mais expandido (modernismo franco-russo). O autor expõe um conjunto de modelos para construção de estruturas escalares recorrentes em obras de compositores como Debussy e Stravinsky – cujas estéticas influenciaram o trabalho de Villa-Lobos.
Grounds for construction of referential collections in the post-tonal music
We developed a series of considerations about some concepts proposed by Dmitri Tymoczko (2007, 2011) for analysis of post-tonal works that sought to preserve a more conventional understanding of the relationship between "scale" and "chord", reconfigured to a new musical vocabulary more expanded (Franco-Russian modernism). The author presents a set of models to build scalar structures recurring in works of composers such as Debussy and Stravinsky – whose aesthetic influenced the work of Villa-Lobos.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.