Formação de professores de música: a experiência de um projeto de iniciação à docência – Amplificar

Formação de professores de música: a experiência de um projeto de iniciação à docência

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta, as ações já realizadas e as impressões dos alunos bolsistas participantes de um Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O texto discute a formação do professor de música, tendo como fundamento a práxis pedagógica. É relatada a estrutura do projeto PIBID, o qual conta com 8 acadêmicos, um professor coordenador e um professor supervisor e é realizado em uma escola com 430 alunos de uma região periférica da cidade. Também são apresentadas as impressões dos bolsistas participantes a respeito do projeto, tendo sido utilizado como instrumento metodológico um questionário de perguntas abertas composto de 6 questões. O enfoque desse questionário foram as contribuições na formação dos acadêmicos, quais têm sido os desafios do trabalho na escola e quais aspectos podem ser melhorados. Os resultados obtidos mostram que o PIBID tem se configurado como um espaço de possibilidades de diálogo entre alunos e docentes com experiência empírica na área. O projeto tem possibilitado, segundo os bolsistas, um contato mais amplo e completo do cotidiano escolar, quando comparado ao estágio. Também é observada uma grande contribuição do projeto no fortalecimento da Educação Musical escolar.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.