Estudo comparativo sobre práticas musical de crianças com base na Teoria do Fluxo – Amplificar

Estudo comparativo sobre práticas musical de crianças com base na Teoria do Fluxo

Resumo

O objetivo para este estudo foi investigar e comparar a presença de elementos que conduzem crianças à experiência do fluxo em aulas de musicalização e de prática de instrumentos musicais. Foram realizados dois surveys de pequeno porte com 48 crianças (8 a 12 anos). As categorias de análise, definidas a priori foram Motivação; Concentração; Sentimento de competência/autoconfiança; Metas claras; e Satisfação/alegria. Os resultados indicaram as aulas de musicalização como mais motivadoras que as de instrumento musical; que muitos participantes possuíam possibilidades de vivenciar o fluxo; que o professor tem papel fundamental para envolver, motivar e, possivelmente, auxiliar os alunos a vivenciar o fluxo em suas atividades.

Comparative Study on Musical Practices of Children Based on the Flow Theory

The goal of this study was to investigate and compare the presence of elements that give children the experience of flow in general music education classes and musical instrument’s classes. Two small surveys were carried out with 48 children (8 to 12 years old). The categories of analysis, defined a priori were Motivation; Concentration; Feeling of competence/self-confidence; Clear goals; and Satisfaction/joy. The results indicated that: classes of music education as more motivating than those of musical instrument; many participants had possibilities of experiencing the flow; the teacher has a fundamental role to involve, motivate and perhaps can help students to experience the flow in their activities.

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