Entre o que já é e o que não é ainda: o axioma da criação de uma composição musical – Amplificar

Entre o que já é e o que não é ainda: o axioma da criação de uma composição musical

Resumo

Este trabalho trata sobre a busca da autoria sob a ótica do dialogismo Bakhtiniano e a presença de objetos extramusicais (paisagens, poesia, pinturas etc.) como ponto de partida para a criação de uma obra musical. Defendo que elementos extramusicais não agem apenas como fonte de inspiração, mas guiam todo o processo musical com ou sem a interferência do compositor. Dado que os processos criacionais trabalham em níveis subconscientes, sugiro o conceito de zona caligósica – local em que as composições musicais nascem (uniúsque creatione).

Between What is and What is Not Yet: The Axiom of Creating a Musical Composition

This paper deals about the quest for authorship in the point of view of dialogism by Mikhail Bakhtin and the presence of extramusical objects (landscapes, poetry, painting etc.) as the starting point for a musical composition. I submit that extramusical elements do not act merely as a source of inspiration, but they lead all musical process with or without the interference of the composer. Since the creational processes work in subconscious levels, I suggest the concept of caliginous zone – locus where musical compositions are born (uniúsque creatione).

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.