Ensino de percepção musical em um curso técnico de música: entre a prática e o discurso do professor
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2017

Ensino de percepção musical em um curso técnico de música: entre a prática e o discurso do professor

Por: Suelena de Araujo Borges Horn
Palavras-chave: Ensino de percepção musical, Prática pedagógica, Ensino tradicional

Ao acompanhar discussões desenvolvidas na área de educação musical, o ensino de percepção musical tem procurado se renovar, questionando o ensino tradicional. Com o objetivo de compreender a construção da prática pedagógica no ensino de percepção musical, realizamos um estudo de caso em um espaço formal de ensino de música voltado ao ensino profissional. À luz do pensamento de Pierre Bourdieu, discutimos o ensino de percepção musical como prática situada entre os campos artístico-musical e educativo-musical e o habitus em sua prática pedagógica.

Music perception teaching has been through renovation, following studies and discussions held out in the field of music education. This paper addresses the construction of the pedagogical practice in music perception, based on a case study on a technical degree music course. Under Pierre Bourdieu, it discusses music perception teaching as a practice situated between artistic-musical and music education fields and the dominant habitus in its pedagogical practice.

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2017C32
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (ANPPOM2017C32)