Ensino de percepção musical em um curso técnico de música: entre a prática e o discurso do professor – Amplificar

Ensino de percepção musical em um curso técnico de música: entre a prática e o discurso do professor

Resumo

Ao acompanhar discussões desenvolvidas na área de educação musical, o ensino de percepção musical tem procurado se renovar, questionando o ensino tradicional. Com o objetivo de compreender a construção da prática pedagógica no ensino de percepção musical, realizamos um estudo de caso em um espaço formal de ensino de música voltado ao ensino profissional. À luz do pensamento de Pierre Bourdieu, discutimos o ensino de percepção musical como prática situada entre os campos artístico-musical e educativo-musical e o habitus em sua prática pedagógica.

Music perception teaching has been through renovation, following studies and discussions held out in the field of music education. This paper addresses the construction of the pedagogical practice in music perception, based on a case study on a technical degree music course. Under Pierre Bourdieu, it discusses music perception teaching as a practice situated between artistic-musical and music education fields and the dominant habitus in its pedagogical practice.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.