Ensino de música na escola de educação básica: um olhar para os tempos e espaços a partir de uma orquestra escolar – Amplificar

Ensino de música na escola de educação básica: um olhar para os tempos e espaços a partir de uma orquestra escolar

Resumo

Esta comunicação foi concebida a partir do recorte de uma tese de doutorado concluída, que buscou compreender como se configura um modo de ensinar música na escola através de uma orquestra escolar. Conduzido pelo conceito de cultura escolar (VIÑAO FRAGO, 1995; 2006), o foco deste recorte está nos tempos e espaços para o ensino de música na escola, com destaque para as práticas de um grupo instrumental. Nessa direção, o objetivo do texto é refletir sobre os tempos, espaços e os significados que essa modalidade de prática pode assumir dentro do contexto escolar, o que levou a entender a orquestra como uma prática escolar que criou uma sistematização própria dentro da escola, que foge de parte das rotinas já estabelecidas na instituição.

Teaching music in elementary school: considering time and space references from a school orchestra perspective

This communication was conceived from a fragment of a completed doctoral thesis which sought to understand how to configure a way to teach music at school through a school orchestra. This paper is based on the concept of school culture (VIÑAO FRAGO, 1995; 2006), and focus on time sets and spaces for teaching music at school, with emphasis on the practices of an instrumental group. The aim of the text is to reflect on the times, spaces and meanings that this modality of practice can take within the school context, which led to the orchestra being understood as a school practice that created its own systematization within the school, apart from already established routines in the institution.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.