Em busca de uma definição para o fenômeno do ouvido absoluto – Amplificar

Em busca de uma definição para o fenômeno do ouvido absoluto

Resumo

O fenômeno do Ouvido Absoluto (OA) tem sido muito estudado e discutido no último século, havendo uma grande quantidade de artigos dedicados à reflexão sobre as peculiaridades desta habilidade. Ao observarmos as definições utilizadas pelos diversos pesquisadores ao longo de todos esses anos, pode-se identificar que a principal característica do traço cognitivo reside na capacidade dos portadores em reconhecer e identificar tons utilizando-se de rótulos verbais (mais especificamente nome de notas) sem nenhum tipo de referência externa (como por exemplo, um diapasão). No entanto, as definições encontradas na bibliografia sobre o tema também incluem diversos critérios mais específicos, não consensuais, elencados por diferentes pesquisadores na busca por uma compreensão mais acurada desta habilidade cognitiva.

Nesse contexto, é importante apontar alguns questionamentos: quais são os critérios pertinentes para uma definição precisa do OA? Considerando um dado conjunto de critérios, eles são realmente capazes de explicar satisfatoriamente e adequadamente a estrutura subjacente desta habilidade cognitiva?

Assim, o objetivo geral do trabalho é realizar uma grande revisão crítica da literatura sobre o OA, que se iniciará pelo levantamento da estrutura teórica de definição do fenômeno apresentada nos primeiros artigos sobre o tema. Em seguida, serão apresentadas discussões sobre as perspectivas mais recentes sobre a habilidade do OA, incluindo considerações sobre as suas diferentes variáveis. Por fim, serão também abordadas algumas discussões sobre as inter-relações entre o OA e a habilidade cognitiva conhecida como Ouvido Relativo (OR), uma habilidade muito importante no âmbito musical.

The cognitive phenomenon known as Absolute Pitch (AP) has been much studied and discussed over the last century, with a vast quantity of papers dedicated to the reflection on the peculiarities of this ability. As we observe varied the definitions used by many researchers, it is possible to identify that the main characteristic of the phenomenon is the capacity to recognize and identify tones using verbal labels (more specifically note names) without any kind of external reference (as a pitch fork). However, the definitions also include many specific criteria, non-consensual, pointed by different researchers in their search for a more accurate comprehension of this cognitive phenomenon.

In this context, it is important to point out some questions: what are the pertinent criteria for a precise definition of the AP ability? Considering a specific group of criteria, are they really capable of satisfactorily and adequately explaining the subjacent structure of this cognitive phenomenon?

Considering these questions, the main objective of this dissertation is to present a critical review of the literature on AP, which will begin with the survey of the theoretical structure of definition of the phenomenon presented on the first papers on this subject. These will be followed by discussions on the more recent perspectives on the AP phenomenon, including considerations on its different variables. In the end, some discussions will be presented regarding the relations between AP and the cognitive ability known as Relative Pitch (RP), a very important ability in the musical field.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.