Educação musical e tecnologias educacionais: as vozes de três professores nas escolas da educação básica do município de Mossoró/RN – Amplificar

Educação musical e tecnologias educacionais: as vozes de três professores nas escolas da educação básica do município de Mossoró/RN

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que investiga a utilização das tecnologias educacionais no componente curricular Arte/Música com professores nas escolas de educação básica do município de Mossoró/RN. Os procedimentos metodológicos utilizados nesse presente artigo estão ancorados no levantamento de dados de fonte secundária do Programa de Extensão Universitária PROEXT/MEC-UERN 2012 e posteriormente um estudo de entrevista semiestruturada com três professores que participaram do programa. Os dados apontaram que dos 107 professores pesquisados, 64,6% afirmaram utilizar tecnologias educacionais no cotidiano escolar. No entanto, dos 107 professores 27% desconhecem a diferença entre tecnologias educacionais e recursos tecnológicos. A maioria dos professores possui uma formação inicial em pedagogia e letras, entretanto, 70,4% deles afirmaram atuar no componente Arte/Música na sala de aula, o que vem reforçar o papel do professor polivalente. Apesar de 88,9% dos 107 professores mencionarem que as escolas onde trabalham possuem internet, o acesso é limitado para fins educativo-musicais, sendo mais utilizado para trabalhos burocráticos e leitura de e-mails. Por fim, mesmo não sabendo manusear esses equipamentos de forma a tornar o ensino mais eficaz, 43,9% dos professores revelaram terem recebido alguma formação inicial na graduação ou continuada para trabalhar com esses equipamentos em suas aulas. Portanto, espera-se que essa pesquisa possa ampliar as discussões sobre o uso das tecnologias educativo-musicais possíveis de serem utilizadas no ambiente escolar.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.