Educação estética e processos de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música
Artigo em periódico, Revista da ABEM, 2013

Educação estética e processos de ensinar e aprender na formação continuada de professores em música

Por: Patrícia Wazlawick, Viviane Elias Portela, Glauber Benetti Carvalo, Soraia Schutel
Palavras-chave: Educação musical, Formação continuada em música, Formação de professores

A música como campo de prática e de conhecimento possui importância na formação humana, pois de modo dialético age e permite ao ser humano agir com as atividades musicais nas dimensões ética, estética e cognitiva da vida, uma vez que requer ação integrada entre pensamento, cognição, percepção e estética. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação como implementação, intervenção e avaliação de um curso de formação continuada na área da música. O objetivo do curso é capacitar os participantes visando desenvolver e aprimorar seu conhecimento musical. Ao trabalhar com uma proposta de formação profissional continuada de professores, que integra de forma sólida os aspectos da percepção, teoria e prática no próprio educador, este poderá trabalhar com propriedade de conhecimento primeiramente em si mesmo e auxiliar seus alunos na formação musical, inovando e (re)criando a prática pedagógica cotidiana nas escolas.

Music as a field of practice and knowledge has importance in human, acts as a dialectical way, and allows human beings to act with musical activities in ethical, aesthetic and cognitive aspects of life, as it requires integrated action of thought, cognition, perception, and aesthetics. This paper presents the results of an action research and implementation, intervention and evaluation of a course of continued education in music. The course objective is to enable participants to develop and enhance their musical knowledge. When working with a training proposal for continuing professional educators that integrates a solid aspects of perception, theory and practice educator himself, he can work with property knowledge first in yourself and help their students in musical training. The process of teaching-learning music, driven by this bias, may contribute to building an understanding of music as a field of knowledge, innovating teaching practice in the school.

CategoriaRevista da ABEM
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IdiomaPortuguês
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TipoArtigo em periódico
CódigoREVABEM2013N30A6
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