Do caos à autonomia: um relato de experiência a partir do modelo pedagógico desenvolvido por Lucy Green
Comunicação oral, Congresso da ANPPOM, 2017

Do caos à autonomia: um relato de experiência a partir do modelo pedagógico desenvolvido por Lucy Green

Por: Alan Caldas Simões, Heloísa Feichas
Palavras-chave: Práticas informais de educação musical, Educação informal, Teoria dos significados

Nesta comunição descreveremos as práticas pedagógicas realizadas na disciplina “Práticas de Aprendizagem Informal” ofertada pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Tais práticas pedagógicas possuíram como fundamentação teórica os trabalhos da pesquisadora Lucy Green e permitiram, entre outros resultados: (a) o desenvolvimento do senso de responsabilidade e autonomia do aluno; (b) o desenvolvimento auditivo; (c) a quebra da hierarquia professor-aluno; (d) a afirmação da identidade cultural dos alunos; e (e) a fluência e motivação na prática musical.

Informal Practices of Musical Learning in Higher Education: A report of Experience Using Pedagogical Model Developed by Lucy Green

In this work, we will describe the pedagogical practices carried out in the discipline "Practices of Informal Learning" offered by Federal University of Minas Gerais. These pedagogical practices had as theoretical foundation in the work of the researcher Lucy Green and allowed, among other results: (a) development of the sense of responsibility and autonomy of the student; (b) aural development; (c) breaking the teacher-student hierarchy; (d) affirmation of cultural identity; and (e) fluency and motivation in musical practice

CategoriaCongresso da ANPPOM
Ano
Por
IdiomaPortuguês
Link
TipoComunicação oral
CódigoANPPOM2017C27
Notificar ao Amplificar que este texto não está disponível (ANPPOM2017C27)