Vozes das Américas: um estudo comparativo e interpretativo das modinhas e canções álbum 1 e 2 de Heitor Villa-Lobos e as Old American Songs volume 1 e 2 de Aaron Copland – Amplificar

Vozes das Américas: um estudo comparativo e interpretativo das modinhas e canções álbum 1 e 2 de Heitor Villa-Lobos e as Old American Songs volume 1 e 2 de Aaron Copland

Resumo

Nesta pesquisa é apresentado um estudo comparativo e interpretativo de canções brasileiras e norte-americanas baseadas na, ou influenciadas pela, canção folclórica ou popular, usando como modelos as Modinhas e Canções – Álbum n° 1 e 2 de Heitor Villa-Lobos e as Old American Songs – Volumes 1 e 2 de Aaron Copland. A metodologia utilizada neste estudo qualitativo contou com quatro procedimentos: (1) foram traçados paralelos entre o desenvolvimento da canção erudita e das influências folclóricas/populares no Brasil e nos Estados Unidos através de partituras e de trabalhos de Brandão (1999), Kimball (2005), Chase (1987, 1962), Upton (1930), Magaldi (2004), Mariz (2002); (2) foram pesquisados os compositores Heitor Villa-Lobos e Aaron Copland, suas vidas e suas músicas, especificamente as canções; (3) foram propostas diretrizes para o estudo de dicção lírica de inglês americano e de português brasileiro, bem como possíveis modelos interpretativos destas canções, analisando a questão estilística do lírico e popular, levando em conta a relação texto/música, segundo Herr e Kayama (2007), Ohm (2009), Wall (1990), Villamil (1993), Bernac (1970); (4) foi feita uma comparação entre os dois grupos de canções dos dois países (Brasil e os EUA) e a forma em que os dois compositores do estudo lidaram com suas raízes musicais e influências folclóricas para encontrar uma maneira de expressar e descrever a cor local, com referência a Gelbart (2007). O resultado final é uma proposta de processo de estudo com base na metodologia utilizada, na esperança de incentivar o ensino e divulgação da canção de câmara brasileira e norte-americana.

The aim of this work is to present a comparative and interpretative analysis of Brazilian and American songs based on, or influenced by songs of folk or popular tradition, using as paradigms, the Modinhas e Canções, Albums 1 and 2 of Heitor Villa-Lobos and the Old American Songs, Volumes 1 and 2 of Aaron Copland. The methodology utilized in this qualitative study involved four procedures: (1) parallels were traced between the development of art song and their folk/popular influences in Brazil and in the United States based on musical scores, historical literature and studies done by Brandão (1999), Kimball (2005), Chase (1987, 1962), Upton (1930), Magaldi (2004), Mariz (2002); (2) the lives and music, specifically the songs, of composers Heitor Villa-Lobos e Aaron Copland were researched; (3) guidelines for the study of lyric diction of Brazilian Portuguese and American English have been proposed, as well as, possible interpretative models of these songs, analyzing the stylistic issue of lyrical versus popular, taking into account the relationship text/music referring to Herr e Kayama (2007), Ohm (2009), Wall (1990), Villamil (1993), Bernac (1970); (4) a comparision was drawn between the two countries’ songs (Brasil e EUA) and the way the two composers of this study dealt with their musical roots and folk influences in seeking to find a way to express and describe local color, reference Gelbart (2007). The final result is a proposal for a study process based on the methodology used, with the hopes of encouraging the teaching and dissemination of the Brazilian and American art song.

L'objectif de ce travail est de présenter une analyse comparative et d´interprétation des chansons brésiliennes et américaines influencées par la tradition folklorique et populaire, en utilisant comme paradigmes, les Modinhas e Canções, Álbums 1 e 2 de Heitor Villa-Lobos et les Old American Songs, set 1 and 2 de Aaron Copland. La méthodologie utilisée dans cette étude qualitative comportait quatre procédures: (1) parallèles ont été tracées entre le développement de la forme musicale « Mélodie » et son origine folklorique/populaire au Brésil et aux Etats-Unis ; cette analyse est basée sur les partitions musicales, littérature historique et des études realisées par Brandão (1999), Kimball (2005), Chase (1987, 1962), Upton (1930), Magaldi (2004), Mariz (2002); (2) la biographie et les chansons de Heitor Villa-Lobos et Aaron Copland ont été recherchées; (3) des lignes directrices ont été proposées pour l'étude de la diction lyrique du portugais du Brésil et de l’anglais américain, en analysant la question estilístique lyrique et de style populaire, compte tenu de la relation texte/musique, selon Herr et Kayama (2007), Ohm (2009), Wall (1990), Villamil (1993) et Bernac (1970); (4) une comparaison a été faite entre les deux groupes de chansons de Villa-Lobos et Copland, soulignant la façon dont les deux compositeurs emploient les racines musicales et les influences folkloriques du Brésil et des États-Unis pour exprimer et décrire la couleur local. Le résultat final est une proposition d´un processus d'étude de la chanson des Amériques, visant encourager l'enseignement et la diffusion des mélodies brésiliennes et américanes.

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