Violão expandido: panorama, conceito e estudos de caso nas obras de Edino Krieger, Arthur Kampela e Chico Mello – Amplificar

Violão expandido: panorama, conceito e estudos de caso nas obras de Edino Krieger, Arthur Kampela e Chico Mello

Resumo

O trabalho investiga as obras para violão dos compositores Edino Krieger (1928) (Ritmata, 1974 para violão solo), Chico Mello (1958) (Do Lado Do Dedo, 1987 para violão solo e Dança para quatro violões, 1986) e Arthur Kampela (1960) (Percussion Study 1,1991-93, para violão solo) visando criar um guia de interpretação e escrita da técnica expandida no Brasil. As obras perpassam um âmbito produtivo que se estende de 1974 a 1994 e investigaram-se conceitos e tendências em visão panorâmica da técnica expandida de maneira histórica nacional e internacional. Tal investigação teve como objetivo a abordagem das características complexas do ponto de vista rítmico-percussivo e timbrístico. Procedimentos articulatórios variáveis da execução do violonista implicam aprimoramento e enriquecimento da qualidade estética do repertório. Esses procedimentos consistem em processos criativos de viabilização acústica e adequação mecânica, suportes instrumentais e materiais para melhor clareza e exequibilidade nas obras. Elencou-se e categorizou-se cada possibilidade sonora expandida encontrada nessas obras.

The thesis investigates the works of composers Edino Krieger (1928) (Ritmata 1974 for solo guitar ), Chico Mello (1958) ( Do Lado do Dedo, 1987 for solo guitar and Dança for Guitar Quartet, 1986) and Arthur Kampela (1960) ( Percussion Study 1.1991-93 , for solo guitar) aiming to create a guide to interpreting and writing extended technique in Brazil. The works permeate the productive one that extends from 1974 to 1994 and investigated concepts and trends in technical overview of the expanded national and international historical way. Such investigation was aimed at addressing the complex features in terms of timbre and rhythmic- percussive procedures. Articulatory variables procedures (diversified plucking, tapping and percussive procedures) implementing by the guitarists imply improvement and enrichment of the quality of the aesthetic repertoire. These procedures consist of creative processes viability acoustic and mechanical fit, instrumental support and materials for clarity and feasibility in the works. Every extended sound found in these works was listed and categorized.

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