Persephassa de Iannis Xenakis: convergências de uma poética – Amplificar

Persephassa de Iannis Xenakis: convergências de uma poética

Resumo

Esta dissertação visa expor o pensamento composicional e a escrita de Xenakis sobre o repertório para percussão. O intuito é evidenciar quais ferramentas foram necessárias ao compositor para que fosse possível aplicar seus conceitos musicais sobre o repertório percussivo. Para tanto a atual pesquisa foi conduzida sobre a análise de sua primeira obra composta exclusivamente para percussão, Persephassa, de 1969. Antes de abordar tal composição é traçado um percurso sobre as composições e formalizações musicais realizadas pelo compositor até então, portanto o foco é direcionado sobre as décadas de 50 e 60. Período esse na qual Xenakis iniciou sua pesquisa sobre a aplicação de sistemas e processos indeterministas na estruturação musical, o que foi chamado de música estocástica. Assim como também são expostos seus conceitos elaborados dentro da música simbólica. Ao longo de sua carreira Xenakis seguiu com novas formalizações e propostas sobre o pensamento da linguagem musical. Ao comparar os métodos e técnicas composicionais aplicadas em Persephassa, com os processos elaborados pelo compositor ao longo das décadas de 50 e 60, ramificações de suas formalizações prévias são encontrados nos processos composicionais elaborados para lidar com a escrita para percussão. A pesquisa aqui apresentada visa expor as influências de seus processos elaborados e formalizados durante o período que antecede a composição de Persephassa, na composição da mesma.

This dissertation intends to expose the writing and compositional thought over the percussion repertoire of Iannis Xenakis. It intends to clarify which tools where necessary to the composer so it could be made possible to apply his musical concepts over the percussion repertoire. The presente research was conducted over the analysis of his first work written exclusively for percussion, Persephassa, from 1969. Before approaching such composition, the path that precedes it is exposed under the perspective of the composer previous works and his musical formalizations, thus the focus is directed over the 50's and the 60's. Period in which Xenakis began his research on the application of indeterministic systems and processes applied in music structures, what was called stochastic music. As also his concepts on symbolic music are exposed. Over his career Xenakis proposed new formalizations and approaches over the musical language. Comparing the methods and techniques applied in Persephassa, with the processes developed by the composer during the decades of the 50' and the 60's, ramifications of his previous formalizations are found on the compositional processes developed for composing his percussion music. The research here presented intends to expose the influences of his previous processes developed and formalized during the period that proceeds the composition of Persephassa, over its own composition.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.