Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali: um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular – Amplificar

Os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente" de Radamés Gnattali: um estudo sobre as relações entre a música erudita e a música popular

Resumo

Esta dissertação de mestrado aborda alguns aspectos da criação musical presentes no processo criativo de Radamés Gnatalli (1906-1988) que contribuem para a compreensão de seu trânsito entre o erudito e o popular na música brasileira. Para a realização desta pesquisa foram selecionadas duas peças: os choros para piano solo "Canhoto" e "Manhosamente", por apresentarem de modo mais explícito, maneiras como o popular e o erudito se articulam em suas criações. Estes choros são peças que fazem parte de meu repertório como pianista, o que torna este trabalho uma reflexão teórica decorrente de uma prática. Através do estudo teórico e prático destas peças, investigo alguns indícios das possíveis fontes musicais pelos quais Radamés Gnattali transitou, buscando contribuições que contemplem suas criações, particularmente no hibridismo entre a música popular e a erudita. Procuro evidenciar estas relações musicais amparadas por uma investigação de cunho histórico-social, com a intenção de ampliar o escopo das análises e incluir também o ambiente socio-cultural no qual Radamés Gnattali estava mergulhado, e através do qual ele estabeleceu seu eixo de sentidos e valores musicais expostos em sua obra.

This master's dissertation analyses aspects pertaining to the creative process involved in Radamés Gnatalli's (1906-1988) musical creation that contribute to comprehend his transitions between erudite and popular Brazilian music. In order to conclude this investigation two compositions were selected: "Canhoto" and "Manhosamente," choros for piano solo that explicitly reveal ways in which popular as well as erudite facets appear in his work. These choros are compositions that make up part of my repertoire as a pianist, which means that the theoretical assessments present in this investigation originate from practical training. By means of theoretical and practical examination of these compositions I have investigated potential traces of musical sources that may have inspired Radamés Gnattali in search of contributions that relate to his creations, especially concerning the hybridism between popular and erudite music. I have strived to evince these musical relations based on social-historical research with the intention of widening the scope of my analyses and including the social-cultural context that surrounded Radamés Gnattali, which, consequently, determined the axis of meanings and musical values exposed in his work.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.