O processo de emissão do som na clarineta: proposição e validação de um plano de instrução – Amplificar

O processo de emissão do som na clarineta: proposição e validação de um plano de instrução

Resumo

O processo de emissão do som na clarineta revela-se de substancial importância à performance sendo, paradoxalmente, parcialmente negligenciado enquanto perspectiva de geração e transmissão de conhecimento explícito. O aspecto "oculto" de inúmeros procedimentos físico-musculares, ocorridos no interior do trato vocal, contribui para a complexidade evidenciada na abordagem da questão, sendo esta fortemente apoiada, por conseguinte, em bases tácitas. O presente trabalho propõe um Plano de Instrução, desenvolvido e validado com a colaboração de um grupo de pesquisa constituído para este fim, voltado à perspectiva de incremento de procedimentos de feedback (sobretudo motor e auditivo), da propriocepção e do domínio de emissão do som na clarineta. A principal ferramenta utilizada no plano de instrução vem a ser a "Teoria dos 'Ns'", por meio da qual objetiva-se a otimização do controle sobre os distintos níveis de pressão do lábio inferior. Tal controle, atuando em direta consonância com procedimentos de manipulação do trato vocal e aliado ao domínio sobre o fluxo de ar, demonstrou efetiva funcionalidade na tarefa de promover as condições propícias à maximização de fenômenos ressonantais no trato vocal. Entendeu-se ser a capacidade de obtenção e sustentação de um estado otimizado de relaxamento labial, portanto, um dos mais representativos meios de incremento da emissão do som na clarineta. Mensurou-se também o impacto do referido domínio de emissão sobre a performance como um todo. A pesquisa-ação configurou-se como a metodologia de pesquisa utilizada na elaboração e aplicação do plano de instrução, que estabeleceu, ainda, importantes bases de correlação entre elementos posturais e o manuseio das estruturas do trato vocal, bem como aplicabilidades no campo didático.

The process of sound production on the clarinet reveals substantial importance to performance and, paradoxically, is partially overlooked as a generation and transmission of explicit knowledge perspective. The "hidden" aspect of numerous physical muscle procedures, occurred within the vocal tract, contributes to the complexity evident in addressing the issue, which is strongly supported, therefore, on tacit bases. This work proposes an Instruction Plan, developed and validated in collaboration with a research group constituted for this purpose, concerning the increment of feedback procedures (especially motor and auditory), proprioception and mastery of sound production in the clarinet. The main tool used in instruction plan was the "'Ns' Theory", by means of which the goal is to optimize the control of the different lower lip pressure levels. This control, acting in direct line with procedures for handling the vocal tract and associated to the air flow domain, demonstrated effective functionality in the task of promoting the conditions for maximizing resonance effects in the vocal tract. It was understood that the ability to obtain and sustain an optimal state of relaxation lip, therefore, is one of the most significant means of increasing the sound production in the clarinet. It was also measured the impact of this domain on the performance as a whole. Action research was used as the research methodology for the development and implementation of the instruction plan, which also established important bases of correlation between postural elements and handling of the structures of the vocal tract as well as applicability in the field of teaching.

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