A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional – Amplificar

A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional

Resumo

A presente dissertação tem por objetivo observar, nos contextos específicos de distintas peças de Olivier Messiaen (1908-1992), o emprego específico de seu repertório técnico concernente à rítmica e a articulação deste com outros aspectos composicionais das obras em questão (e. g. trabalho harmônico e estruturação formal). Tendo tomado por base a diversidade de materiais, procedimentos e noções expostas e discutidas na obra teórica do compositor em questão, apresentamos aqui análises das seguintes peças suas: "Danse de la fureur, pour les sept trompettes" e "Liturgie de cristal" (1941); Neumes rythmiques (1949); "Yamanaka-cadenza" (1962) e La Fauvette des jardins (1970). Concluímos, por fim, que Messiaen emprega seu repertório técnico concernente à rítmica de maneira altamente contextual, de modo que decisões composicionais não previstas em seus procedimentos e nem sempre dadas no domínio da rítmica, propriamente, são cruciais para os resultados rítmicos obtidos pelo compositor.

This dissertation aims at observing, in the singular contexts of different pieces by Olivier Messiaen (1908-1992), the specific employment of his technical repertoire concerning the rhythmical domain and the articulation of such repertoire with other compositional aspects of the pieces studied (e. g. pitch management and formal constitution). Having taken as a base the diversity of materials, procedures and concepts exposed and discussed in Messiaen's theoretical work, analysis of the following of his works are here presented: "Danse de la fureur, pour les sept trompettes" and "Liturgie de cristal" (1941); Neumes rythmiques (1949); "Yamanaka-cadenza" (1962) and La Fauvette des jardins (1970). By the end of this dissertation, we will have verified that Messiaen employs his technical repertoire concerning the rhythmical domain in a highly contextual manner, in such a way that compositional decisions which were unforeseen in his procedures and not always immediately related to the rhythmic domain are crucial to the rhythmical results obtained by the composer.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.